Toxina Botulínica

Mulher ao lado de agulha para de aplicação de botox. Está séria, apresentando sobrancelhas grossas.
Toxina Botulínica – Dra Raquel Lobato

Um dos procedimentos estéticos mais realizados no mundo inteiro, a toxina botulínica bloqueia as contrações musculares, impedindo a formação de rugas e linhas de expressão. Além disso, pode ser usada para tratamento da hiperidrose e correção de assimetrias faciais.

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma proteína produzida por uma bactéria denominada Clostridim botulinum. O procedimento é usado com diversos fins e o seu principal uso é para atenuar linhas de expressão e rugas dinâmicas.

Para que serve o procedimento?

Quando a toxina botulínica é aplicada no músculo, ela bloqueia o impulso que orienta essa área, fazendo com que o músculo relaxe, impedindo a sua contração. Assim, as linhas de expressão e rugas profundas são tratadas. A hipertonicidade do músculo mentual também pode ser tratada através deste procedimento.

Outro uso muito comum da toxina botulínica é no tratamento da hiperidrose, ou suor excessivo. A substância paralisa a produção das glândulas sudoríparas, diminuindo a quantidade de suor nas palmas das mãos, pés e axilas.

Ela também pode ser usada para corrigir assimetrias faciais, como o alinhamento das sobrancelhas, por exemplo.

Efeitos

Os efeitos são observados logo após a aplicação, e atingem seu auge cerca de 10 dias após o procedimento. A toxina botulínica dura cerca de seis meses no organismo, sendo necessárias sessões de manutenção após esse período.

Toxina botulínica e preenchimento facial são a mesma coisa?

Embora estes procedimentos possam ser feitos em conjunto para combater o envelhecimento, eles não são a mesma coisa e têm naturezas bem diferentes. A toxina botulínica tem a função de paralisar os músculos da face em pontos estratégicos. Já o preenchimento facial é feito com o uso do ácido hialurônico para preencher rugas e sulcos, promover maior hidratação na pele e corrigir assimetrias.  

Quando optar pela miomodulação facial?

A miomodulação facial é um procedimento de preenchimento que ocorre através da aplicação combinada de toxina botulínica e de ácido hialurônico em áreas como mandíbula, mento e zigoma. De acordo com o protocolo personalizado e avaliação médica, os resultados obtidos ocorrem com a melhora da firmeza da pele e no rejuvenescimento da região tratada.

A miomodulação é indicada para homens e mulheres que apresentam marcas de expressão, bem como flacidez leve ou moderada.

A toxina botulínica pode ser utilizada para aumentar os lábios?

Não! A reposição de volume dos lábios deve ser feita através da aplicação de preenchimento com ácido hialurônico. A toxina botulínica tem o efeito de paralisar os músculos e atenuar linhas de expressão, diferente do preenchimento.

Tratamento para sorriso gengival

A toxina botulínica também é uma forte aliada no tratamento de sorriso gengival. Essa condição é determinada quando a exposição da gengiva é maior do que 3mm, e pode ser vista como esteticamente desagradável, principalmente ao sorrir. Desta forma, a aplicação da toxina botulínica é uma opção de tratamento, com a grande vantagem de ser um procedimento minimamente invasivo, seguro, rápido e com resultados imediatos.

Qual é o valor do procedimento?

O valor do procedimento varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Portanto, é essencial uma avaliação médica para analisar as necessidades e regiões onde a toxina será aplicada. Somente após essa avaliação será possível definir o valor do tratamento.  

Vamos cuidar da sua pele hoje?

A Clínica Dra. Raquel Lobato conta com protocolos faciais, corporais e capilares personalizados para a sua necessidade.

Open chat